Matéria do DC - Edição de Domingo


O Folclore de Parintins e o Carnaval de Florianópolis foram temas de uma mesma reportagem, neste domingo, no jornal Diário Catarinense. A jornalista e blogueira Ângela Bastos descreveu o que alguns artistas lá do norte do país vieram fazer nas cinco escolas de samba da capital catarinense.

Eles são amazonenses e conhecidos como "índios". Descobertos há alguns anos pelo carnavalesco do Rio de Janeiro Joãosinho Trinta, trouxeram para a passarela Nego Quirido a experiência na arte de transformar formas gigantescas, articuladas e com movimentos, em seres que parecem estar vivos.

Anteriormente algumas escolas de Florianópolis já haviam contratado os trabalhos desses artesãos, mas neste carnaval as cinco agremiações da capital aderiram a essa mão de obra especializada vinda diretamente do norte do Brasil. Na Escola Protegidos da Princesa os "índios" de Parintins já trabalham há pelo menos dez anos.

No festival do amazonas,  uns prestam seus serviços ao Boi Garantido e outros ao Boi Caprichoso e suas artes também podem ser vistos no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. A vida destes artistas é transformar simples bonecos e objetos, em figuras cheias de fantasia, cor e beleza.

O resultado do trabalho desses artesãos será exibido na Nego Quirido nesse Carnaval e certamente aplaudido por todos nós. Para conferir a reportagem completa, basta clicar aqui.
Comentários

0 Resposta(s) para "Matéria do DC - Edição de Domingo"

Postar um comentário

Esse é o seu espaço! É a sua vez de expressar o que pensa ou sente em relação aos posts. Utilize para comentar, trocar ideias, sugerir ou até mesmo criticar. Mas fique ligado: o seu comentário somente será exibido se não for ofensivo. Obrigado por interagir conosco!!!



| Blog Samba na Ilha |

Este site utiliza template free de btemplates.com, criado por EZwpthemes. O layout foi personalizado pela equipe
Samba na Ilha e as fotos utilizadas no banner superior foram retiradas do site da Prefeitura de Florianópolis.

Melhor visualizado em tela com resolução 1024x768px ou superior.
O Blog está licenciado sob o Creative Commons Licença 2.5 Brasil.